Guia de Salvador reúne curiosidades para viagem
Salvador, capital da Bahia. Cidade de Carnaval, de praia e de muita festa cultural. Acompanhe as curiosidades
Da Redação, publicado em 07/10/2011 e atualizado hoje.Salvador é um bom destino tanto para viagens a dois ou com toda a família. A capital baiana é rica em cultura e possui vários pontos turísticos interessantes para conhecer. A começar pelo Pelourinho. O bairro fica no Centro Histórico de Salvador e é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO. As igrejas, que estão entre as mais extraordinárias da América do Sul, se agrupam ao redor do que é hoje a Praça do Pelourinho, cujo nome é uma das muitas lembranças dos laços históricos da cidade com a África e a escravidão.
+ 5 dicas para viagem com crianças para Salvador
+ Praia do Forte ou Praia de Guarajuba: Veja dicas para crianças
A partir de 1992 deu início a restauração do Pelourinho. Construções de todas as cores agora abrigam uma grande quantidade de pequenos e interessantes museus, galerias de arte, cafés e restaurantes. Na Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos é possível assistir à missa que é embalada ao som do batuque. No verão, ali também acontecem os ensaios do Olodum.
Salvador é uma das principais cidades turísticas do país por inúmeros motivos. Quem a visita, jamais se esquece da culinária, das festas, das belas paisagens e, principalmente, do carnaval baiano. Conhecida mundialmente, a folia de Salvador é puro agito. Impossível não entrar no clima dos trios elétricos! A Capital da Alegria recebe os turistas de braços abertos todos os dias. Mas, em cada época do ano, a recepção acontece de uma forma. Se você é como a maioria dos viajantes, que procuram a cidade em busca de diversão, prefira conhecer Salvador durante o verão.
As altas temperaturas deixam as praias ainda melhores e é nesta estação em que acontece o carnaval de Salvador, conhecido pelo mundo inteiro. Acompanhar os trios elétricos e ver os ensaios de blocos carnavalescos são experiências inesquecíveis. Diversas festas religiosas também acontecem no verão.
Dica de viagem: Salvador recebe milhares de turistas por ano, na alta temporada quando a cidade esta bem cheia, procure não sair sozinho e com objetos de valor.
Imagine um lugar cheio de praias lindas, com belos monumentos históricos e habitado por pessoas alegres e receptivas. Se você conseguiu visualizar essas imagens em sua cabeça, saiba então que este lugar é Salvador. Cheia de cores e tradições, a capital da Bahia tem cara do povo brasileiro. Se a diversidade é uma das características de Salvador, a hospedagem na cidade não poderia ser diferente. Albergues, pousadas, hotéis e resorts existem por lá. Com certeza, você vai encontrar algum que goste e que caiba em seu orçamento.
Culinária da Bahia - Salvador
A culinária baiana é muito famosa no Brasil. A mistura de ingredientes de diversas partes do mundo, como da África e de Portugal, deram um sabor especial às receitas da Bahia. Dentre os pratos mais conhecidos estão o acarajé, o vatapá e a cocada branca e moqueca de peixe. Em Salvador, você pode experimentar todos eles.
As festas de Salvador
Alem do carnaval, que recebe multidões levados ao ritmo de axé musi, em Salvador há mais de 20 festas e procissões em destaque no calendário anual, é provável que alguma delas esteja acontecendo durante a sua estada, especialmente se você chegar em dezembro, janeiro ou fevereiro. O calendário começa em 31 de dezembro e 1º de janeiro com a Festa de Nosso Senhor dos Navegantes. Em seguida, na Lavagem da Igreja do Bonfim (oito dias a contar da segunda quinta-feira de janeiro), as mulheres lavam os degraus da Igreja do Bonfim ao som de cânticos africanos.
No dia 2 de fevereiro é comemorada aFesta de Iemanjá, protetora e mãe afro-brasileira dos mares (correspondente à Virgem Maria do catolicismo). Também é possível explorar a espiritualidade e o caráter religioso das cerimônias do candomblé baiano, de base africana, mas puramente brasileiro.
Pontos turísticos de Salvador
O Forte de Mont Serrat é um belo lugar para visitar. Considerado uma das melhores construções militares do exército, o forte proporciona uma bela visão da Baía de Todos os Santos. Muitos casais ficam encantados com a paisagem formada pelo pôr-do-sol.
Se vocês gostam de praias, procurem ir à praia do Farol da Barra. Ás águas são limpas e o mar é bastante tranquilo, principalmente no meio da semana. Ela é ideal para banho e caminhadas. Não deixem ainda de conhecer o Farol da Barra e a Ponta de Humaitá. São bonitos lugares para você passear ao lado de quem ama.
Visitem também o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. A construção de 72 metros de altura pode ser vista em diversos pontos da Baía de Todos os Santos. Para usar o elevador, será cobrada taxa aos visitantes. Por muito pouco vocês terão direito a uma vista maravilhosa. No bairro do Comércio, ao lado do Elevador Lacerda, tem o Mercado Modelo. Lá existe um restaurante de frutos do mar e um espaço para vocês comprarem artesanatos.
Se você gosta de emoções no mar, vai adorar conhecer Salvador. A Capital da Alegria é uma das mais procuradas por quem gosta de mergulho, surf, kitesurf e windsurf. E não é para menos. A cidade oferece as condições ideais para praticar esses esportes. Porto da Barra é o lugar perfeito para esses esportes.
O mergulho na Baía de Todos os Santos é bastante atrativo, por que lá existem muitas embarcações naufragadas, o que torna espetacular a visão de baixo d'água. Algumas, inclusive, são navegações utilizadas em batalhas marinhas. Existem 12 pontos para mergulho, sendo que os mais frequentados são Quebra-Mar e Artemidi.
Quem gosta de surfar deve procurar as praias de Flamengo, Armação e Stella Maris. Lá você vai encontrar ondas fortes e muitos jovens. Alem disso, a beleza das praias é espetacular. Na praia de Flamengo, dunas e coqueiros fazem margem ao mar. O estilo selvagem é uma de suas principais características.